segunda-feira, 12 de abril de 2010

VIVO!

Olá a todos que ainda transitam e se arriscam por essas bandas desertas. Sei, hehe, muito tempo sem atualizar, enfim. Nada de tão novo assim, só algumas coisinhas já bem conhecidas para quem acha que por eu estar no http://comojadizianice.blogspot.com/ esse Blog morreu. Morreu não filho! Dá carrinho não Má!
 
Isso é bem antigo, 2004, 2005, mas interessante: prints do processo completo de colorização de um desenho... Bart Simpson na negada! Vai vendo...

Hum, esse desenho foi copiado de uma revista. Uma imagem de no máximo três centímetros de altura, por esse motivo as várias anotações, correções no decorrer da arte-final. Costumava fazer isso, quando ainda enxergava bem, usar como base desenhos bem pequenos...

1º - Esboço tosco feito com o pé direito (e eu sou canhoto);
2º - Já demarcadas as áreas de cor e algumas correções a serem feitas (frescura):
3º - Arte final ainda com os erros;
4º - Arte final corrigida, comparando dá para perceber os retoques:

5º - Já no Photoshop, é retirada toda área branca do desenho, deixando somente os traços. Select/Color Range para a seleção e exclusão da área branca e depois Image/ Adjustments/ Gradient Map para reforçar o traçado preto:


6º - Aqui o desenho chapado, isso é, já preenchido para a aplicação do sombreamento. Seleção com as ferramentas Marquee, Lasso e Magic Wand. Para colorir ferramentas Brush e Paint Bucket:

 
7º - Usando como base os primeiros esboços, as áreas de incidência de luz são acrescentadas com as ferramentas de seleção e pintura:

 
Depois do sombreamento. Costumo criar uma Layer para cada cor, só mesclando-as quando termino. Isso ajuda se durante a pintura alguma tonalidade precisar de alteração:


8º - Agora o mesmo processo é feito na cédula. Remoção do fundo, pintura e sombreamento:



9º - Retoque. O desenho é “esticado” para ficar mais parecido com o original, isso é feito através do menu Edit/ Free Transform:


10º - Inserindo texto na cédula com a ferramenta Horizontal Type:


11º - “Bolhas” acrescentadas ao desenho. Aqui é alterada a Opacity para dar um efeito de translucidez:



Desenho pronto... Que bonito!
Nossa, olhando agora, isso é antigo mesmo, Photoshop 7.0... Tenso! Nessa época lembro de penar um pouco procurando tonalidades, depois de muito tempo cheguei a "brilhante" conclusão de que com uma Layer preta ou branca diminuída da Opacity se faz qualquer tonalidade... Gênio! Anos para descobrir algo tão lógico...

4 comentários:

  1. Eu tinha uma camiseta com esse desenho...
    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Verdade, você me deu ela, lembra? Ainda tenho a camiseta aqui, mas ela manchou quando fui passar :P Aliás, esse desenho foi tirado de uma revista sua também, hehe, uma Bizz, se não me engano... Primeiro hã! Não muito difícil aqui, convenhamos. Parabéns, o que quer de prêmio (salvas as exceções, por supuesto)...

    ResponderExcluir
  3. Como eu já disse, achei esse tutorial bem legalzinho!

    ResponderExcluir